Joinville tem mais de 68 mil pessoas trabalhando por conta própria, sem empregados. O grupo representa 21% da força de trabalho da cidade, formada por 324 mil pessoas com mais de 14 anos de idade que disseram ocupadas durante a realização do Censo 2022. No País, o índice é de 27% de trabalho por conta própria. Os dados sobre trabalho foram divulgados pelo IBGE na última quinta-feira. A rodada trouxe também dados sobre o deslocamento dos trabalhadores, meios de transporte usados e domicílios, entre outras informações.
Continua depois da publicidade
Na região Sul, Joinville fica atrás de Curitiba (240,6 mil), Porto Alegre (173,4 mil), Florianópolis (81,8 mil) e Londrina (73,1 mil) em número de pessoas trabalhando por conta própria. A maioria dos trabalhadores em Joinville nessa modalidade é formada por homens, com 60% das 68.479 pessoas apuradas pelo Censo. Do conjunto, 44% contam com CNPJ registrado.
O comércio e reparo de veículos (as atividades são agrupadas na mesma categoria) tem 13,6 mil pessoas trabalhando por conta própria em Joinville. A outra atividade com mais de 10 mil ocupados na modalidade é a construção civil. O Censo apurou ainda que a maioria de quem trabalha por conta própria na cidade concluiu o ensino médio ou o curso superior.
Como vai ficar o trânsito na estrada da Serra Dona Francisca, em Joinville
Com tubulação em instalação na praia, maior alargamento do País está perto de começar em SC
Continua depois da publicidade
Dragagem de canal portuário em SC, em obra de R$ 333 milhões, tem largada
Serra Dona Francisca, em Joinville, tem liberação parcial, após bloqueio por detonação de rochas
Quais os planos de Joinville para investimentos de R$ 180 milhões no rio Cachoeira
Cidades litorâneas lideram no uso de bicicleta para ir trabalhar entre maiores municípios de SC
