Mais um contrato para elaboração de projeto de duplicação da BR-282 foi assinado pelo DNIT. O segmento da rodovia tem 26 km, na região de Alfredo Wagner e Bom Retiro (confira mapa abaixo) . O trabalho do lote 5 deve ficar pronto no primeiro semestre de 2027, com custo de R$ 3,4 milhões. A BR-280 tem 684 km de extensão, em ligação entre Florianópolis e a fronteira com a Argentina, no Extremo-Oeste do Estado.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Os projetos da duplicação da BR-282 foram divididos em dois segmentos de maior extensão, que, por sua vez, se subdividem em lotes. O trecho entre Alfredo Wagner e Bom Retiro é um dos oito lotes de projetos entre Palhoça e Lages, com 209 km no total. Esse percurso faz a ligação entre as BRs 101 e 116. Os demais lotes, já licitados, aguardam a assinatura dos contratos para início dos trabalhos de elaboração dos projetos.

Ainda nesse segmento da BR-282, estão em andamento os projetos dos 15 km das terceiras faixas entre Alfredo Wagner e Águas Mornas e do contorno de 8 km de Santo Amaro da Imperatriz, em trechos na região de Florianópolis. Essas obras deverão ser executadas antes das duplicações, embora não exista estimativa de quando serão contratadas.

Além dos lotes entre Palhoça e Lages, há o segmento entre Lages e São Miguel do Oeste. Nesse trajeto, os 427 km foram divididos em quatro lotes para a duplicação. Os trabalhos estão em execução e deverão ser concluídos em 2026. O custo das obras, ainda sem previsão de contratação, é estimado em R$ 2,8 bilhões.

Continua depois da publicidade