Mais uma unidade de pronto-atendimento de Joinville deverá ser transformada em “hospital de campanha”. Na live semanal, nesta quinta-feira, o prefeito Adriano Silva adiantou que “muito provavelmente” a UPA Sul (antigo PA do Itaum) deverá ser destinada como espaço exclusivo para atendimento de pacientes com Covid-19. No início da semana passada, o PA Leste passou a atuar de forma exclusiva para o coronavírus, com ampliação de leitos de enfermaria.
Continua depois da publicidade
> Joinville contrata 44 médicos plantonistas de forma emergencial; continua procura por intensivistas
> Prefeitura de Joinville quer aval para entrar em consórcio para compra de vacinas
> Joinville recebe mais 2,8 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta semana
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Continua depois da publicidade
Pelo relato do prefeito de Joinville, em torno de 60% dos atendimentos prestados pela UPA Sul já são relacionados à Covid-19. A transformação em hospital de campanha está prevista no plano de contingência para a pandemia, em caso de agravamento. Adriano afirmou ainda que parte das unidades básicas de saúde (postos) vão virar enfermarias.
Na live pelas redes sociais, Adriano reafirmou a gravidade do momento da pandemia em Joinville, principalmente na última semana. Antes do agravamento, havia um “controle” da situação, com as medidas de restrições e oferta de leitos sendo mantidos conforme a demanda de casos. “Esse modelo matemático mudou completamente”, alegou o prefeito, citando as dificuldades de atendimento da demanda mesmo com ampliação de leitos. “As nossas condições de ampliar o sistema de atendimento de saúde começam a ficar cada mais escassas”.