nsc

publicidade

Saavedra

Norte de SC

Migração continua alta em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
23/03/2019 - 06h15
Foto: Carlos Júnior/Divulgação

A migração continua em alta em Joinville. Em estimativa da Secretaria de Educação, baseada nas informações prestadas pelos pais em contato inicial, a procura por matrículas na rede municipal de Joinville por pessoas vindas de outras cidades (e, na maioria, de outros Estados) aumentou 20% neste ano, em comparação com o ano passado, em um indicativo da vinda dos migrantes.

A demanda é principalmente na educação infantil, com uma fatia menor no ensino fundamental. As matrículas em rede de ensino são um dado parcial sobre migração, afinal nem todos novos moradores têm filhos, há famílias com filhos fora da idade escolar e há quem procure a rede privada.

A migração seria um dos fatores para a maior procura por vagas na educação pública, principalmente na infantil, em fenômeno também detectado pela Defensoria Pública de Santa Catarina – onde é prestada assistência jurídica para as famílias (com renda até três salários mínimos) que não conseguiram matricular os filhos.

Característica histórica de Joinville, a migração se mantém até hoje. Boa parte dos 85 mil novos moradores da cidade detectados pelo Censo de 2010 em comparação com o levantamento de 2000 foi formada por quem veio de outros municípios, repetindo fenômeno de décadas anteriores.

Quase 70 mil

Entre 2010 e 2018, ano da estimativa mais recente do IBGE, são mais de 67 mil moradores, com Joinville chegando a marca de 583 mil habitantes. Nesse período, nasceram 52 mil pessoas e morreram outras 22 mil, conforme as estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde. Assim, o saldo do crescimento é de quase 30 mil. O restante dos novos moradores para chegar a 67 mil é formada por quem migrou de outras cidades. Em 2020, quando saírem os resultados do próximo Censo, se terá dados mais precisos sobre a migração. 

Mobilização 

Em dia de paralisação e protesto contra a reforma da Previdência, em análise no Congresso, servidores municipais de Joinville também aprovaram a pauta para a campanha salarial de 2019, com cobrança de reajuste pela inflação e mais 5% de aumento real.

Curtas

Na quarta-feira 

O governo Udo sancionou a revogação da lei do estacionamento rotativo, aquela que previa concessão à iniciativa privada. Agora, o novo sistema, gratuito, será editado em decreto a ser assinado na próxima quarta, em reunião da CDL. 

Indústria

Mesmo com a criação de quase 5 mil empregos nos últimos dois anos, a indústria ainda está distante de recuperar todas as vagas perdidas durante a crise econômica entre 2014 e 2016.

O que falta

São necessários mais 8,3 mil empregos para que seja igualado o mercado de trabalho do setor de maio de 2014, o momento de maior número de trabalhadores na indústria de Joinville. 

A homenagem

Postado em rede social, o vídeo gravado pelo Bolshoi de Joinville em homenagem ao aniversário do presidente passou por um ex-comandante do 62º Batalhão de Infantaria para chegar até Bolsonaro. Acionado pela direção do Bolshoi, Fabio Dalonso entrou em contato com Floriano Peixoto Vieira Neto, que esteve no comando do batalhão há duas décadas (e do qual Dalonso foi assessor direto). 

Com ministro

O hoje vereador nunca deixou de manter contato com o general e hoje também ministro da Secretaria Geral da Presidência. Dalonso entrou em contato, passou o vídeo e Floriano fez chegar a homenagem até ao presidente. Até o início da tarde, a homenagem tinha mais de 418 mil visualizações.

Ficou diferente

Na eleição municipal passada, em 2016, o então PMDB tinha o segundo maior tempo no horário eleitoral, reflexo do desempenho da disputa de 2014, quando havia eleito 66 deputados federais. Para 2020, o agora MDB terá apenas o quarto maior tempo, atrás de PT, PSL e PP: o partido conquistou 34 vagas na Câmara dos Deputados. Ou seja, uma das grandes vantagens de 2016 ficou menor, fora a concorrência com as redes sociais.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade