Mobilização em Joinville e região quer ampliar a ciclovia prevista na duplicação da BR-280 e criar rota de cicloturismo, além da utilização para o deslocamento local de ciclistas. Houve reunião sobre o tema no DNIT em Joinville e um novo encontro será realizado em Florianópolis, na superintendência do DNIT/SC. O plano é mobilizar prefeituras e entidades das cidades para o traçado pretendido, entre Joinville e São Francisco do Sul, com trechos em Araquari e Balneário Barra do Sul.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Uma reunião inicial foi realizada na unidade do DNIT em Joinville, com participação do Aventuras na Bike, Pedalise, CDL, VivaBem (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes) e técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville, além do deputado Maurício Peixer. A ideia é formar um grupo de trabalho entre as quatro cidades para estudos e busca de recursos para a ciclovia.

A via exclusiva para ciclistas entre São Francisco do Sul e Araquari está prevista no componente indígena do Plano Ambiental Básico da duplicação da BR-280. É uma série de ações a serem realizadas pelo DNIT por causa dos impactos das obras nas comunidades indígenas. A compra de terras, construção de moradias e de centros de cultura, entre outras obras e serviços, estão no plano. A ciclovia é para a ligação entre as nove comunidades, com traçado ainda a ser definido, mas com trechos junto à BR-280 e extensão de 38 km. No pacote, está a compra de 90 bicicletas.

O DNIT vai implantar a via em contrato específico, ainda a ser licitado. A mobilização é para trazer um ramal da ciclovia até Joinville. O esboço a ser sugerido é pelo Itinga, acompanhando a antiga rodovia estadual, hoje municipalizada. Uma das ideias é fazer a conexão pela rua Waldemiro José Borges, via na zona Sul em fase inicial de asfaltamento (o revestimento atual é com paralelepípedos) e que contará com ciclovia.

Continua depois da publicidade

Qual o futuro da “maior obra” de Joinville

Obra de duplicação vai alterar trânsito em acesso a Joinville; trechos de vias terão mão única

Joinville contrata plano sobre riscos de desastres

Bancada do Novo quer “adequação” na lei de apoio a projetos culturais de Joinville

Como fica viaduto inacabado com a volta do contorno ferroviário

Águas de Joinville teme impacto milionário e recorre em ação judicial

DNIT lança edital para contorno ferroviário em SC