As diferenças no modelo de registros são a alegação para a divergência entre os dados de mortes por Covid divulgados pelo governo do Estado e prefeitura de Joinville. No cômputo geral, o boletim estadual aponta 2016 óbitos na cidade, enquanto os dados municipais indicam 2006 registros. Um dos motivos da disparidade é relacionado ao local de registro de mortes de pacientes transferidos da cidade de origem. Nesta semana, houve nova diferença, em relação às últimas 24 horas.

Continua depois da publicidade

> SC não registra mortes por Covid-19 pela primeira vez no ano

> ​​​​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A prefeitura de Joinville relatou nesta terça-feira ter ocorrido duas mortes por Covid. Tal boletim foi divulgado no mesmo dia em que o governo estadual informou que Santa Catarina não teve mortes por coronavírus nas últimas 24 horas – foi a primeira vez que não houve óbito em um dia no Estado desde junho do ano passado. Na segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Joinville havia informado a ocorrência de uma morte por Covid na cidade. Há diferenças entre os sistemas estadual e municipal de registros.

Os dados de Joinville são referentes ao intervalo de 24 horas após as 18 horas. O Estado usa o final de manhã como referência. Também podem ter ocorrido registros dos óbitos em outros momentos. Na divulgação da informação sobre não ter sido registradas mortes em 24 horas, o Estado lembrou que o dado deve ser visto com “cautela” porque pode ter havido atraso no registro de óbitos pelos municípios, embora não deixe de ser uma informação positiva, de recuo na pandemia.

Continua depois da publicidade

> Aumento do IPTU em Joinville para 2022 será de 10,25%

> Por que reajuste de 2021 de servidores municipais de Joinville continua sem definição

> Prefeitura de Joinville envia projeto sobre pagamento de dívida com a União

> Joinville está entre as cidades com maiores áreas urbanizadas do País