nsc
nsc

Microdrenagem

Nova decisão judicial mantém obras do rio Mathias em Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
19/07/2019 - 05h00
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

Em novo recurso do Ministério Público Federal, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou liminar de pedido de suspensão das obras de macrodrenagem do rio Mathias, contratadas pela Prefeitura de Joinville com recursos do governo federal. O MPF quer o cancelamento do atual contrato e realização de nova licitação, com adoção de novo projeto. As principais queixas da Procuradoria da República na ação apresentada no ano passado é de atraso nas obras e transtornos causados na execução. A Justiça Federal já havia negado liminares de paralisação em outros momentos, na primeira e na segunda instâncias. 

A decisão do tribunal, tomada na quarta-feira, manteve o entendimento da primeira instância: “a paralisação das obras (...) do rio Mathias traria aos moradores da região, comerciantes e transeuntes transtornos superiores àqueles que vêm sendo suportados pelo aumento do prazo de execução e por pretensos danos materiais aos trechos finalizados ou não”. No dia 13 de agosto, será realizada audiência de tentativa de conciliação na 2ª Vara Federal de Joinville. As obras do Mathias, com previsão de conclusão em 2016, estão agora com prazo até junho de 2020.

Parecer derrubado

O vereador Rodrigo Fachini (MDB) foi à luta e conseguiu convencer os colegas na Câmara de Joinville a derrubarem o parecer contrário ao seu projeto de isenção da Cosip em residências onde há pacientes em tratamento com uso de equipamentos elétricos. Agora, a proposta será analisada novamente em comissões antes de voltar a plenário. Na sessão de quarta, Fachini exibiu depoimentos de pacientes. O vereador diz que pretende agora sensibilizar a Prefeitura a concordar com a isenção da contribuição.

Jornal do Almoço especial

O Festival de Dança de Joinville é a atração da edição especial do Jornal de Almoço deste sábado, ao meio-dia. Com transmissão ao vivo a partir do palco da Feira da Sapatilha, o programa traz reportagens sobre a dança, como a presença no currículo da escola Pedro Ivo Campos (foto acima), a luta de grupos de dança de Joinville na busca pelo título, entre outros enfoques sobre o evento, o maior do mundo. “A paixão pela dança na cidade da dança”, define o editor-chefe e apresentador do JA, Rafael Custódio. As principais notícias do dia também estarão no Jornal do Almoço especial deste sábado. Na edição de sábado, AN também traz reportagens especiais sobre o Festival de Dança.

Vagas

O MP entrou com ação cobrando a regularização do estacionamento do Hospital São José em relação às vagas para idosos e deficientes. A liminar foi negada porque antes o município será ouvido.

Não desistiu

Na conversa com Udo em Joinville, Carlos Moisés reafirmou a disposição de tentar novamente a mudança nos percentuais de repasses aos demais poderes (duodécimo). 

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Últimas do colunista

Loading interface...
Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas