A licitação para a construção da terceira estação de tratamento de água de Joinville foi considerada fracassada, conforme divulgado pela Águas de Joinville, e terá de ser lançada novamente pela companhia, caso eventuais recursos não venham a ser aceitos. Com isso, as obras devem levar mais tempo para iniciarem. A concorrência para a estação Piraí Sul, na zona Sul de Joinville, perto da BR-101, tinha valor máximo de R$ 123 milhões. O edital foi lançado em dezembro de 2023.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
Uma concorrência é considerada fracassada quando as propostas não atendem a todas as exigências do edital. A contratação da estação Piraí Sul seria integrada, com projetos básico e executivo e as obras em um mesmo pacote – os primeiros 12 meses são para a elaboração dos projetos. A unidade de tratamento atenderá em torno de 160 mil pessoas, residentes nos bairros Adhemar Garcia, Boehmerwald, Fátima, Itinga, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Profipo, Santa Catarina e Ulysses Guimarães.
A nova estação terá produção de 750 litros por segundo, com possibilidade de chegar a 1 mil l/s. A adutora da Piraí Sul, para levar água para dois reservatórios, está pronta desde o ano passado, em investimento de R$ 50 milhões da companha. As tubulações têm 10 km de extensão. O abastecimento de Joinville é feito pela produção das estações dos rios Cubatão e Piraí (em ponto mais ao Norte em relação à estação prevista para a zona Sul).
 
				 
                                     
                            
                            






