Mesmo em estimativas mais conservadoras, o custo para a implantação de nova rodovia litorânea em Santa Catarina ultrapassa o montante previsto para o túnel entre Santos e Guarujá, uma das maiores obras previstas para o País. A definição do valor final para a construção da Via Mar ainda depende da conclusão de projetos, mas avaliações apontam investimento entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. O túnel no litoral de São Paulo, com leilão marcado para o agosto, tem previsão de custar em torno de R$ 6 bilhões. A comparação ajuda a mostrar o tamanho do desafio para a busca de recursos para a nova estrada em Santa Catarina.

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A Via Mar tem projeção de nova estrada estadual de 145 km entre Joinville e a Grande Florianópolis, em traçado que acompanha a BR-101, de certa forma. A rodovia terá seis faixas, sendo três em cada sentido, com velocidade máxima de até 120 km/h. Neste momento, estão em andamento os projetos executivos e os estudos ambientais do segmento de 90,5 km entre Joinville e Itajaí. O trecho remanescente tem licitação de projetos em preparação.

Túnel em SP pode ter obras em 2026

O governo do Estado pretende iniciar as obras até o final de 2026, ainda que de forma parcial, por lote. O objetivo é formar uma parceria público-privada (PPP), mas não está descartada o início com recursos próprios, com ressarcimento pelo operador privado no momento da concessão. Mas o cronograma dos projetos, com entrega prevista para outubro de 2026, terá de ser adiantado para o Estado ter tempo hábil para montar uma licitação, ainda que seja de apenas um dos lotes.

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Confira imagens da BR-101

O túnel entre Santos e Guarujá tem previsão de concessão, mas vai sair do papel por meio de parceria entre os governos federal e de São Paulo, que vão dividir os custos da construção. A estrutura será o primeiro túnel submerso do País, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros debaixo d’água. Serão três faixas em cada sentido, com uma delas reservada para veículos leves sobre trilhos. O início das obras está previsto para 2026.

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