A técnica de “reciclagem” de rodovias foi um dos temas mostrados em apresentação do DNIT/SC na Fiesc, em reunião na quarta-feira do Conselho de Infraestrutura e da Câmara de Transporte e Logística da entidade empresarial. O procedimento de restauração das pistas, até então inédito, foi apontado como mais durável para a manutenção do revestimento. Segmento da BR-282 entre Pinhalzinho e Maravilha teve reforma da pista com a técnica.

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Na modalidade, é feita a fresagem de uma camada de 25 cm de espessura da pista, revolvendo o pavimento de asfalto e a base. Esse material não é retirado, sendo incorporado às camadas inferiores. Na sequência, são aplicados cimento e emulsão de asfalto, com compactação. A combinação reforça a resistência. A etapa seguinte é a aplicação de capa de asfalto. Nesse processo, há fases intermediárias, como nivelamento, pintura de ligação asfáltica e drenagem, por exemplo. As máquinas vão sendo utilizadas em comboio.

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Mais segmentos em Santa Catarina deverão receber o procedimento de manutenção, em futuros contratos. A apresentação do superintendente do DNIT/SC, Alysson de Andrade, tratou principalmente do andamento de obras em rodovias federais, como as duplicações das BRs 280 e 470, e de outros investimentos em manutenção das estradas. Os planos para os próximos anos também foram mostrados na reunião na Fiesc.

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