A conclusão do contorno de 24 km da BR-280 está estimada em dezembro de 2027. O prazo foi mostrado em apresentação do DNIT/SC na tarde desta quarta-feira, em reunião do Conselho de Infraestrutura e da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc. O superintendente Alysson de Andrade fez atualizações sobre as obras em andamento em rodovias federais e os planos para os próximos anos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O contorno faz parte da duplicação da BR-280, iniciada há uma década. O lote 2.2 conta com túnel duplo de mil metros, em fase de pavimentação – é o único segmento a contar com tal estrutura entre os três lotes da ampliação da rodovia, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O contorno será um novo traçado da BR-280 na região de Jaraguá.
Confira imagens
Conforme os dados apresentados pelo DNIT na Fiesc, a execução até agora do lote é de 67,3%. O custo das obras, já atualizado com reajustes e aditivos, é de R$ 993,4 milhões. Ainda faltam executar mais R$ 325 milhões. Para o prazo até o final de 2027, será preciso o desembolso anual em torno de R$ 108 milhões.
Nos dois últimos anos, o lote conseguiu executar acima dessa quantia, conforme demonstrado pelo DNIT. Mas para 2025, a quantia disponível está abaixo de R$ 100 milhões, montante a ser utilizado também por outro lote. O DNIT acredita em reforços de repasses no orçamento durante o ano para que se mantenha o atual ritmo dos trabalhos no lote 2.2.
Continua depois da publicidade
União cede área de quase 2 mil hectares para parque em ilha de Santa Catarina
Lote de duplicação com obras paradas é tema de audiência em SC
Estudo sobre concessão em SC vai avaliar se é viável a construção de novo estádio
Prefeitura de Joinville tem lista de imóveis “inseguros” a serem fechados com tapumes
Quando as primeiras áreas de escape de SC devem ficar prontas
Como atraso em duplicações teve “impacto” em edital de túnel duplo na BR-101 em SC no passado
 
				 
                                     
                            
                            




















