Após a vistoria em 75 imóveis desocupados, a prefeitura de Joinville está avaliando como vai vedar o acesso em 14 deles. Nesses casos, foram esgotados os prazos após notificações. O número de construções a receberem tapumes ou outras modalidades de fechamento deve crescer porque há mais imóveis notificados, mas ainda com prazo em andamento para regularização pelos donos. Nesta semana, completa-se um ano da vigência da lei municipal sobre imóveis com risco à segurança.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

No balanço dos 75 imóveis vistoriados, 16 tiveram medidas de fechamento dos acessos providenciadas pelos proprietários. Em outras nove edificações fiscalizadas, não houve constatação de risco à segurança. Há seis imóveis que passaram por vistoria da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública e a emissão da primeira notificação será aplicada pela equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.

Imóveis que tiveram visita de comissão da Câmara de Joinville

Há ainda 30 imóveis vistoriados e já notificados, com prazo para regularização. Se os donos não tomarem nenhuma providência, as edificações entram na fila para o fechamento pela prefeitura. A lei com novas regras entrou em vigor em 12 de abril do ano passado, com regulamentação em julho. A legislação, criada a partir de projeto do Executivo, tem como objetivo, conforme a prefeitura alegou, dar mais segurança jurídica para o fechamento dos imóveis.

Continua depois da publicidade

As edificações passam por vistoria, com elaboração de laudo e notificação dos proprietários. Se nada for feito, os imóveis podem ser vedados pela prefeitura. Os custos são cobrados dos donos, além de aplicação da multa – que pode chegar a R$ 40 mil.

Na semana passada, a Comissão Especial das Pessoas em Situação de Rua, formada pela Câmara de Vereadores, fez visita a imóveis abandonados no Centro e bairros vizinhos. Os vereadores constataram que parte dos imóveis estavam sendo usados de forma indevida, com acessos abertos.

Quando as primeiras áreas de escape de SC devem ficar prontas

Como atraso em duplicações teve “impacto” em edital de túnel duplo na BR-101 em SC no passado

Quantas ruas em morros em Joinville não têm pavimentação

Por que dois cruzamentos distantes 6 km em Joinville tiveram decisões diferentes sobre elevado

Proposta de ferrovia “Via Mar” em SC aparece em plano de transporte

Expansão urbana de 3,2 mil hectares em Joinville aguarda regulamentação há 18 meses

SC dá passo para construção “inédita” de áreas de escape em rodovia, com redesenho em curva