Uma Via Mar em ferrovia está entre os empreendimentos mapeados no Plano Setorial de Transporte Ferroviário, elaborado pelo Ministério dos Transportes. A ligação sugerida é a Ferrovia Litorânea, entre São Francisco do Sul e Imbituba, em extensão em torno de 250 km – a Via Mar, a nova rodovia estadual em fase de projeto, tem 145 km, entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. No entanto, a ferrovia não conta ainda com nenhuma perspectiva de sair do papel: se trata apenas de uma diretriz para análise futura. Nesse momento, há cinco outras propostas de ferrovias no Estado “mais adiantadas” na preparação, mas também sem previsão de início de obras.

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Os planos setoriais são desdobramentos, por modais, do Plano Nacional de Logística. Os documentos trazem a lista de empreendimentos pretendidos, com priorização baseada em uma série de indicadores. No plano setorial ferroviário, há as ferrovias mais “avançadas”, já existentes ou perto de serem construídas (a Ferrovia do Frango é um exemplo), e as “em concepção”, em estágio mais preliminar. Mesmo nessa categoria, há um ranking em grau de prioridades. A Ferrovia Litorânea fica em 39º lugar entre 89 ferrovias em concepção.

O traçado sugerido

A ferrovia proposta conecta os complexos portuários de São Francisco do Sul, Itajaí/Navegantes e Imbituba. O segmento percorrido, paralelo à BR-101, também pode ser utilizado para transporte de passageiros, devido à grande movimentação no entorno. Um segmento dessa ferrovia está em estudos, em fase final dos projetos executivos, contratados pelo governo do Estado: é o segmento de 62 km entre Araquari (que conta com ferrovia até São Francisco do Sul) e Navegantes.

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O custo desse ramal é de US$ 300 milhões. O governo do Estado está à procura de fonte de recursos. A outra ferrovia em fase de estudos – projeto básico, no caso, é para construção de ligação entre Chapecó e Correia Pinto. O traçado tem 319 km, com custo de US$ 2 bilhões. O governo de Santa Catarina solicitou a inclusão no Novo PAC de contratação de estudos para ferrovias entre Correia Pinto e Navegante (221 km), Rio do Sul e Tubarão (168 km) e Joinville e Itapoá (88 km).

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