Enviada para a Câmara de Vereadores em outubro de 2023, a proposta de regulamentação da área de expansão urbana Sul (AEU-Sul) ainda não tem prazo definido para votação. Há adequações em andamento, como a discussão se ocupação residencial será maior. A Sul é a segunda maior expansão de Joinville, com 3,2 mil hectares, atrás apenas da Proteção da Paisagem Campestre, com 4,5 mil hectares e já regulamentada. A AEU-Sul tem perfil mais empresarial, principalmente em logística e indústrias, enquanto a Paisagem Campestre tem foco residencial, além das atividades agrícolas e náuticas. A regulamentação define o detalhamento das atividades permitidas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A AEU-Sul propõe divisão em três setores, com permissão para instalação de condomínios industriais, com serviços, comércios e atividades de educação e tecnologia. Dois dos setores têm previsão de uso residencial, com limitações. A área de expansão é cortada pela BR-101 e está no perímetro do futuro contorno ferroviário, com limites com os municípios de Araquari e Guaramirim. A BR-280 é vizinha do local e uma nova ligação está em estudo, entre Guaramirim e a Zona Sul de Joinville.
Proposta prevê uso empresarial na Expansão Sul
O terreno reservado para o campus da UFSC Joinville, com obras paradas há mais de uma década, também está na expansão Sul. O bairro a ser criado será o a Sul terá a denominação de Polo Intermodal Babitonga (PIB). Há outros projetos de áreas de expansão urbana a serem enviadas pela prefeitura à Câmara.
SC dá passo para construção “inédita” de áreas de escape em rodovia, com redesenho em curva
Continua depois da publicidade
Edital sobre concessão de estádio em SC mantém sugestão de “super-passarela” de ligação com parque
Quanto deverá custar próxima duplicação em Joinville
Joinville abre edital para estudos de concessão de futuro ginásio; estádio pode entrar em pacote
Propostas de Joinville ao PAC tem obra de R$ 590 milhões; confira lista
Litoral do PR terá duplicação de rodovia em concreto; SC poderá ter obra em “continuação”
Ponte “curva” de quase 200 metros em SC vai custar R$ 25,9 milhões
 
				 
                                     
                            
                            






