As duas duplicações de rodovias federais em andamento em Santa Catarina, iniciadas em 2014, têm prazos diferentes para a conclusão. Enquanto a ampliação da BR-470 deve ser finalizada até dezembro do ano que vem, os dois lotes em obras na BR-280 devem ficar prontos entre 2026 e 2027, com um terceiro lote, atualmente paralisado, sem perspectiva de quando será concluído. A atualização sobre os investimentos na malha federal foi feita em apresentação do DNIT/SC em reunião do Conselho de Infraestrutura e da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, na quarta-feira.

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Os dados do DNIT já levam em conta os montantes previstos para as rodovias no Orçamento da União para 2025, com redução em relação ao ano passado. A BR-470 terá R$ 99,1 milhões. Em 2024, foram utilizados R$ 181 milhões, sendo R$ 126 milhões em obras e o restante em supervisão, desapropriações e gestão ambiental. Para a BR-280, com desembolso de R$ 170 milhões (R$ 140 milhões) no ano passado, o orçamento prevê R$ 96,9 milhões. O DNIT espera contar com aportes ao longo do ano para reforçar os montantes. As duas duplicações começaram em 2014 e, pelo cronograma original, deveriam ser ficado prontas no final da década passada.

Contorno de Jaraguá da duplicação da BR-280 terá túnel duplo

A duplicação dos 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial da BR-470, com custo das obras acima de R$ 1,7 bilhão, tem a maior parte ampliada já liberada ao tráfego. São mais de 60 km duplicados. Dois lotes da rodovia, entre os km 0 e 44, devem ser entregues até dezembro. Nos dois segmentos, a execução passa de 90%. Os demais dois segmentos, abaixo de 70% da execução, têm previsão de conclusão até dezembro de 2026. A conclusão da BR-470 vai saldo de R$ 265 milhões até a conclusão.

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Confira obras na BR-470

A situação da duplicação da BR-280 é mais complicada. O segmento em ampliação tem 75 km, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, também com custo acima de R$ 1,7 bilhão. O lote de Guaramirim, o único com trechos duplicados liberados ao trânsito, deve ser entregue em outubro de 2026. O contorno de Jaraguá, com 24 km de traçado novo e túnel duplo, tem previsão de dezembro de 2027. Já o lote entre Araquari e São Francisco deve ter retomada das obras em dois pontos. A conclusão do lote vai depender de projeto dos segmentos remanescentes, ainda a ser contrato. Não há como prever quando esse lote será finalizado.

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