A execução dos projetos executivos e dos estudos ambientais da Via Mar deverá manter em segundo plano as demais propostas de novo contorno e duplicação de estrada estadual em Joinville. Até por que o objetivo das iniciativas é o mesmo: oferecer novas rotas paralelas à saturada BR-101 o entorno da região urbana de Joinville. E, mesmo antes do início dos trabalhos preparatórios para a Via Mar, não havia nenhum encaminhamento sobre as demais propostas.
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A Via Mar, a denominação do Corredor Litorâneo Norte, tem traçado proposto de 145 km. O lote 1, na região de Joinville, tem 27 km de extensão. A proposta é de uma nova ligação entre as BRs 101, ao Norte da cidade, e 280, já em Guaramirim. O traçado fica na região Oeste do município, em paralelo à BR-101 e à Rodovia do Arroz (SC-108).
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O projeto executivo deve ficar em 2026. O governo do Estado pretende licitar as obras assim que os lotes foram ficando pronto, o que significa que a construção da nova rodovia estadual vai começar em todos os segmentos ao mesmo tempo. Ainda é preciso contratar o projeto de engenharia do quinto lote, entre Itajaí e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, com 55 km.
Propostas para a região
As demais propostas na região de Joinville para desafogar a BR-101, além da ampliação da capacidade da própria rodovia (em discussão na repactuação da concessão), são a duplicação da Rodovia do Arroz, entre Joinville e Guaramirim. A obra é defendida na Agenda para a Infraestrutura, da Fiesc. Há ainda a sugestão, pelo Plano Viário de Joinville, de implantação de eixo de 33 km na região Oeste de Joinville, em traçado Norte-Sul, como a BR-101. Nenhuma das propostas, duplicação ou novo eixo, tiveram quaisquer medidas de preparação.
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