nsc
    nsc

    PREVISTO PARA A REGIÃO OESTE

    Novo parque de Joinville fica mais distante de sair do papel

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    04/08/2020 - 11h20
    Imagem mostra projeção do parque pretendido para a região Oeste de Joinville
    Imagem mostra projeção do parque pretendido para a região Oeste de Joinville (Foto: Divulgação)

    O Parque Piraí está saindo dos planos imediatos da prefeitura de Joinville por causa dos custos: parte dos estudos está pronta, mas a próxima administração municipal terá de buscar recursos. A fonte original para bancar as obras, o financiamento com o BID assinado em 2017, está sendo alterada porque a fatia reservada para o parque não é suficiente. Assim, o empréstimo será usado em obras de saneamento básico no Vila Nova e na macrodrenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim.

    > Joinville prepara reforço na fiscalização das pessoas que precisam cumprir isolamento domiciliar

    > Norte de SC tem 13,6 mil casos confirmados e mais de 200 mortes por coronavírus

    O Parque Piraí, pretendido para área rural no bairro Vila Nova, foi uma alternativa à proposta original, de instalação de uma área de visitação e lazer no Parque Rolf Colin. Essa unidade de conservação, também no Oeste de Joinville, é de preservação permanente e não pode receber as obras pretendidas. O plano do novo parque, distante 18 km do Centro, era aproveitar a área de uma antiga pedreira da prefeitura, com necessidade de fazer desapropriações no entorno.

    A cavidade, com extração desativada há décadas, seria transformada em espaço para shows e eventos. Até um balneário às margens do rio Piraí está previsto, além de áreas para esportes, jardins, espaços para educação ambiental, entre outras instalações. Em estimativa de 2014, a primeira etapa custaria R$ 45 milhões. O parque inteiro teria área de quase 1 milhão de metros quadrados.

    > ​​Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas