O União Brasil está tentando aumentar a bancada na Câmara de Joinville. O futuro partido, formado pela fusão entre PSL e DEM e com aprovação de registro nesta semana pelo TSE, está conversando com vereadores de outras siglas. Há confiança da nova legenda em conquistar pelo menos um parlamentar: uma das condições será a oferta da candidatura a deputado federal por Joinville. Lideranças estaduais, como o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, estão participando dessas articulações. No entanto, vereadores que quiserem trocar de legenda neste momento vão precisar de liberação de seus partidos.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem consultoria para PPPs; sistema de câmeras abre estudos

​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O novo partido será criado em Joinville com dois vereadores, Sidney Sabel (DEM) e Tânia Larson (PSL). Há mais etapas ainda a serem realizadas até a implantação da União Brasil, como a formação das executivas nacional e estaduais. Depois, será a vez dos diretórios municipais. Em Joinville, Tânia será a presidente, com Sabel na vice-presidência. Sabel e Tânia são pré-candidatos a deputado estadual, candidaturas que serão mantidas no União Brasil. O futuro partido não deverá ter candidatos à Assembleia que já tenham mandato como deputados estaduais.

Até a formação das executivas, Tânia e Sabel continuam atuando pelos seus partidos. Os dois vereadores têm posicionamento diferente em relação com o governo Adriano, com Tânia na base aliada e Sabel na oposição. A situação não deve mudar. Na legislatura passada, Tânia e Adilson Girardi estavam no Solidariedade e tinham comportamentos opostos em relação ao governo Udo. Mas não houve problemas na atuação parlamentar.

Continua depois da publicidade

> Prefeitura de Joinville quer lei para regularizar construções públicas

 Vereadores de Joinville derrubam veto de Adriano à lei sobre pobreza menstrual

> Vereador de Joinville vê “radicalismo” em novas regras da pavimentação comunitária

> Com temor de gargalo, rodovia no Norte terá projeto para ampliação