Os acessos ao empreendimento estarão entre os temas a serem tratados na audiência pública desta quarta-feira em Itapoá, para apresentação do relatório do impacto ambiental do terminal de uso privado da Coamo Agroindustrial Cooperativa (TUP Coamo). O evento faz parte do processo do licenciamento ambiental, em análise no Instituto do Meio Ambiente. A liberação da outorga para o terminal portuário está em tramitação na Antaq. A partir da concessão das licenças, as obras serão iniciadas, com prazo de 36 meses para a conclusão. A estimativa é de início das operações em 2030. O investimento será de R$ 3 bilhões.
Continua depois da publicidade
Confira imagens da proposta para o porto da Coamo
O porto do Coamo terá a triagem com acesso pela estrada municipal José Alves, assim como o Porto Itapoá, em atividade desde 2011. O local de entrada dos caminhões do novo terminal fica próximo do entroncamento com a SC-416. A previsão é de movimentação de 819 caminhões por dia, em plena operação. A principal atividade do terminal será a exportação de grãos. O TUP Coamo terá ainda as operações com importação de fertilizantes, combustíveis líquidos e GLP. A movimentação será de 10,9 milhões de toneladas anuais.
A ampliação dos acessos à região portuária de Itapoá vem sendo discutida antes mesmo do início do licenciamento ambiental do novo porto: a atual movimentação de caminhões já cobra a maior capacidade de tráfego. As obras entre a BR-101 e região dos portos estão “divididas” entre os governos de Santa Catarina e do Paraná e a prefeitura de Itapoá.
Os trechos iniciais do acesso aos portos, a partir da BR-101, serão duplicados pelo governo do Paraná, em compensação pelo acordo dos royalties. São os lotes do Contorno de Garuva, com 8,5 km, e o segmento da SC-417 entre o contorno e o entroncamento com a SC-416 (5,4 km). Os dois lotes são usados também para o acesso ao litoral do Paraná. O trecho seguinte, os 26 km da SC-416, serão ampliados pelo governo de Santa Catarina. Ainda não houve divulgação de quando as obras deverão ser licitadas.
A duplicação da estrada municipal deve ficar com a prefeitura de Itapoá. O projeto executivo foi entregue pelo Porto Itapoá e o município pretende contratar empréstimo de R$ 29 milhões para bancar as obras. A primeira etapa da ampliação será até os locais de triagem dos portos. No conjunto dos trechos, são 45 km desde a BR-101 até a estrada José Alves.
Continua depois da publicidade








