A instalação da nova geração de câmeras de monitoramento, com reconhecimento facial, terá novo passo em Joinville, com lançamento pela prefeitura de edital de licitação para a contratação dos serviços. A concorrência tem valor máximo de R$ 122 milhões, para contrato de cinco anos. Além da instalação das câmeras, serão contratados softwares, sistemas de armazenamento e monitoramento (sala de situação), módulos de conexão com mais sistemas (interoperabilidade), entre outros serviços. O modelo teve referência com o Smart Sampa, em operação em São Paulo desde 2023.
Continua depois da publicidade
O programa Joinville Sempre Alerta prevê a instalação em torno de 3,6 mil câmeras, ampliando o atual sistema de monitoramento mantido pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, com 2.068 equipamentos – que serão substituídos. Serão 750 pontos monitorados, com manutenção dos atuais 517 locais. Parte dos equipamentos contará com a tecnologia PTZ, com possibilidade de movimentos da câmera e zoom.
O novo sistema também contemplará o cercamento digital de Joinville, de monitoramento de veículos em locais de entrada e saída da cidade. Serão mantidos os 53 pontos, que já contam com vigilância, a ser modernizada com as novas câmeras. O monitoramento será acompanhado de central de operações da Seprot. O sistema será interligado com as câmeras de fiscalização do trânsito e da vigilância patrimonial, entre outros.

