A construção de novo segmento de ferrovia em Joinville terá compensação ambiental de R$ 2,8 milhões. O montante foi acordado entre DNIT e IMA em termo de compromisso ambiental de 2022, durante o processo de licenciamento ambiental do contorno ferroviário, o ramal a ser construído na região rural, entre Joinville e Araquari. Nesta semana, foi concedida a licença ambiental prévia da Variante Araquari, segmento de 4,3 km do novo ramal que passou por revisão do traçado e, por causa dessa mudança, teve de passar por novo licenciamento. A etapa agora será da licença ambiental de instalação, o que permite a retomada das obras – se houver recursos disponíveis.
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O contorno ferroviário de Joinville, com obras paradas desde 2011 após constatação de necessidade de revisão do projeto, tem custo estimado em mais de R$ 500 milhões, se incluídas as desapropriações. Alterado em relação à versão original por causa do crescimento urbano de Araquari, o ramal pretendido tem 17,4 quilômetros de extensão. Se a construção sair do papel, os trens de cargas deixam de passar pela área urbana de Joinville.
Trens cruzam área urbana de Joinville
As obras, ainda sem previsão de quando serão licitadas, terão três anos de duração, com instalação de 31 mil dormentes para os trilhos. O corte de vegetação será em 54 hectares. O contorno de São Francisco do Sul tem chances de ser licitado antes – não há necessidade de mudança e a concorrência chegou a ser lançada no ano passado, mas foi revogada para adequações.
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