A contratação das obras de implantação da terceira faixa do acesso ao Porto de São Francisco de São Francisco do Sul depende da conclusão da revisão do projeto e, na sequência, do aval do Iphan. A etapa seguinte será a licitação. A ampliação pretendida fica na BR-280, no segmento de 1,4 mil metros de acesso ao terminal portuário. A obra foi confirmada pelo governo do Estado em julho passado. O custo estimado é de R$ 12,4 milhões.
Continua depois da publicidade
Imagens do Porto de São Francisco do Sul
O porto decidiu bancar a ampliação do acesso devido ao grande movimento de caminhões, com utilização de acostamentos. Há inquérito do Ministério Público para apurar as causas dos engarrafamentos no entorno do terminal. O segmento da rodovia não está contemplado no projeto original de duplicação da BR-280. O projeto da nova faixa foi elaborado pelo Sindicato dos Operadores Portuários de São Francisco do Sul (Sinposf).
A obra terá de passar pelo aval do Iphan por causa da condição de patrimônio histórico de área central de São Francisco do Sul. No cruzamento rodovia com a ferrovia, perto do Tesc, o revestimento será de concreto, em extensão de 60 metros. Conforme o porto, a providência vai reduzir os custos de manutenção, além de aumentar a durabilidade no cruzamento.
Continua depois da publicidade















