A retomada da instalação de nova rede de instalação de gás natural em Pirabeiraba só deve ocorrer após análise pela SC Gás de novo traçado, sugerido pela comunidade. As melhorias nas ruas por onde passou a tubulação também devem ser providenciadas. Após relatório da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville, a Secretaria de Meio Ambiente suspendeu temporariamente a licença para a implantação da rede, o que levou à paralisação das obras. A previsão de volta dos trabalhos é nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

> Joinville terá nova exigência em estudos sobre impactos do trânsito

​​​>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A rede em instalação na região de Pirabeiraba faz parte do ramal entre Joinville e Garuva, com 30 km de extensão. A instalação começou no ano passado, em investimento de R$ 21 milhões da SC Gás. As queixas dos moradores são em relação à demora na recuperação do asfalto e falta de sinalização, além de os reparos não serem considerados suficientes. Uma nova reunião na Câmara de Vereadores foi realizada nesta semana.

Um dos interlocutores das queixas, o vereador Diego Machado (PSDB) alega que a suspensão pela prefeitura ocorreu após “meses de reclamações”. “A comunidade escuta explicações técnicas, mas na prática não se vê as melhorias”, diz ele. Em relação à sugestão de novos traçados, a alegação é que os transtornos seriam menores, sem prejuízos à distribuição de gás natural aos clientes.

Continua depois da publicidade

A SC Gás alega que a recomposição do asfalto é feita em duas etapas, com instalação de lajotas em um primeiro momento. A fase é provisória, como forma de permitir o trânsito. A recuperação definitiva, com asfalto, ocorre depois e em trechos maiores – os testes de segurança da tubulação precisam ser realizados em segmentos maiores. Em determinados momentos, houve intervalos maiores entre as etapas por causa das chuvas.

Também é admitido que as técnicas da implantação da rede deveriam ter sido apresentadas previamente à comunidade. Em relação ao traçado, a companhia lembra que já houve uma alteração a pedido da comunidade, com troca entre as ruas Olavo Bilac e Conselheiro Pedreira. O traçado original, conforme a SC Gás, leva em conta os potenciais clientes, incluindo um hospital. As sugestões da comunidade sobre novos traçados estão sendo examinadas.

> Após quase quatro anos de análise, Câmara de Joinville aprova revisão do Plano Diretor

> Câmara de Joinville rejeita cessão de área para nova casa de passagem

> Sindicato dos Servidores de Joinville quer ato contra “terceirização” de hospital

> Com “inspiração” em travessa, praça de Joinville tem chance de reforma

> Edital de R$ 1,3 milhão para estrada em Joinville não tem interessados, de novo

> Se plano de 1973 tivesse sido atendido, Joinville teria mais 150 km de ruas alargadas