A Udesc Joinville conta com cinco novos robôs. São três humanoides e dois quadrúpedes, com previsão de utilização no ensino e pesquisa e em diferentes e múltiplas tarefas, inclusive externas. Os equipamentos importados da China vieram em oito volumes, incluindo baterias, carregadores e guindaste. Os robôs foram integrados ao Laboratório de Sistemas Autônomos e Robótica Móvel (MobiLab), ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica da universidade.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Os robôs humanoides serão usados em ensino e pesquisa, com possibilidade de programação de funções. Um dos robôs quadrúpedes poderá ser usado também em operações de resgate, em atuação com bombeiros e Defesa Civil. O emprego pode ser em ambientes hostis e situações de calamidade, como informou a universidade em agosto. Zonas de desastre, colapsos estruturais e áreas de difícil acesso são exemplos.

O outro robô quadrúpede deverá ser utilizado em projetos com a prefeitura para inspeções de galerias e coleta de dados da infraestrutura, além de pesquisas. O investimento da Udesc na compra dos robôs e demais equipamentos foi de R$ 4,5 milhões.