A atualização do sistema de acompanhamento de atendimento hospitalar mantido pelo governo do Estado mostra ocupação de 100% dos leitos gerais de UTI e de 79% nas vagas exclusivas para Covid-19 na rede pública de Joinville. No próximo mês, mais leitos de coronavírus serão convertidos em vagas para os demais atendimentos de saúde, caso os indicadores da pandemia continuem recuando. A ocupação em enfermarias também é maior nas alas gerais.
Continua depois da publicidade
> Procura por testagem gratuita em Joinville “lota” agendamento; oferta será ampliada
A ocupação dos leitos de UTI para adultos sempre foi elevada em Joinville, mesmo antes da pandemia. Neste momento, o que contribuiu para a maior demanda é a retomada das cirurgias eletivas de alta complexidade. São procedimentos que foram suspensos durante a pandemia e começaram a ser realizados nas últimas semanas. Dessa forma, os 30 leitos de UTI do Hospital Municipal São José estão sendo utilizados, assim como os 20 do Hospital Regional. Em caso de lotação, os novos pacientes aguardam vaga no próprio hospital, com atendimento correspondente, conforme a Secretaria de Saúde de Joinville, ou são transferidos para outras cidades, por meio da central de regulação.
Em relação aos leitos para Covid-19, estão ocupados 61 dos 77 leitos disponíveis. A oferta já foi maior, mas com a redução na demanda, houve conversão de uma parcela para atendimento geral. As vagas pelo SUS estão distribuídas entre os hospitais São José, Regional e Bethesda (neste caso, houve credenciamento das vagas pela Secretaria de Saúde de Joinville). Tanto São José como Regional vão aumentaram o número de vagas de UTI durante a pandemia, com previsão de mais expansão. O Bethesda também terá ala de tratamento intensivo para atendimento geral.
Continua depois da publicidade
Nas enfermarias da rede pública, a ocupação dos leitos gerais está em 82%. São 410 vagas ativas para pacientes adultos. Nos leitos reservados para pacientes com coronavírus, a utilização chega a 44%. Como no caso das UTIs, a conversão dessas vagas para atendimento geral vai depender da consolidação da tendência de recuo da pandemia em Joinville.
> Nova área de conservação em Joinville continua nos planos, mas há outras prioridades