Joinville e região poderá apresentar um número menor de candidatos a deputado na eleição de 2026, em estratégia para aumentar a competitividade de quem concorrerá. Ainda em janeiro, a mobilização Cada Voto Conta quer formalizar o apoio dos partidos ao compromisso de limitação na quantidade de candidaturas a ser lançado em Joinville nas eleições de 2026. O teto pretendido é de dois nomes para estadual e um para federal, por partido. A maioria das legendas têm sido receptiva à proposta. Com o número mais adequado ao tamanho do colégio eleitoral, o entendimento é de que a fragmentação dos votos seja menor, aumentando as chances de êxito das candidaturas locais da região. Campanhas anteriores também buscar um número mais adequado de candidaturas à dimensão do colégio eleitoral.

Continua depois da publicidade

A iniciativa Cada Voto Conta é liderada por entidades empresariais, como Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL, com participação da OAB Joinville, na busca de maior representatividade de Joinville e região. Há outras etapas, como o incentivo ao alistamento eleitoral de jovens e de quem se mudou para a cidade e ainda não transferiu o título.

A valorização do voto, como forma de reduzir a abstenção e os votos brancos e nulos, também faz parte da mobilização. Nas últimas seis eleições, Joinville elegeu, em cada disputa, três deputados estaduais com base eleitoral na cidade. No último pleito, foi eleito apenas um representante para a Câmara dos Deputados. O movimento Cada Voto Conta aponta potencial de Joinville para eleger seis deputados estaduais e quatro federais.

Continua depois da publicidade