A atual proposta de obras para Joinville em avaliação na prorrogação da concessão da BR-101 Norte resgata parcialmente plano ainda da década passada. O foco é aumentar a capacidade de tráfego com viadutos nas vias marginais em três acessos (Ottokar Doerffel, Expoville e Nova Brasília) e mais faixas adicionais e vias laterais. A otimização do contrato da BR-101 Norte está em análise no Tribunal de Contas da União e deverá ser concluída no segundo semestre. Com a repactuação, o vencimento do contrato passa de 2033 para 2048. Há obras previstas para as demais cidades da concessão.

Continua depois da publicidade

Os locais mapeados para os viadutos

Em 2019, antes mesmo do surgimento da possibilidade de repactuação de concessões de rodovias federais – o que só possível a partir de portaria de 2023 -, foi apresentada proposta de investimento em mais obras na região de Joinville. O investimento não estava previsto no contrato e seria incluído em uma das revisões quinquenais. O custo de R$ 120 milhões teria impacto de dez centavos na tarifa.

A proposta, nascida de grupo de trabalho formado pela concessionária, ANTT, Fiesc, entre outras entidades. A prefeitura de Joinville defendeu o plano em reunião com a ANTT. O plano era de construção de viadutos nas vias marginais nos sentidos do acesso ao Nova Brasília e em um dos sentidos de via marginal junto à Ottokar Doerffel. Também havia previsão de mais faixas adicionais e ruas laterais. O trabalho não foi adiante.

A atual proposta em discussão é mais robusta em relação ao primeiro estudo. Em vez de três, são propostos cinco viadutos (confira mapas abaixo). Há ainda a indicação de mais 59,2 km de faixas adicionais e 7,5 km de vias laterais para Joinville.

Continua depois da publicidade