A pavimentação da estrada entre São Francisco do Sul e Itapoá vai entrar no décimo ano de paralisação sem previsão de retomada. O governo do Estado chegou a lançar neste segundo semestre o edital para a contratação dos estudos ambientais exigidos em ação judicial, mas a concorrência foi considerada fracassada, em outubro, porque quem participou não atendeu os requisitos.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Novo edital ainda não foi lançado, embora continue nos planos do Estado. Depois da futura licitação, ainda serão necessários 14 meses para a elaboração dos estudos. Somente depois da conclusão desse trabalho, será possível contratar a volta das obras.

O asfaltamento da ligação de 10 km entre a Vila da Glória (São Francisco do Sul) e Itapoá parou em janeiro de 2016, após decisão da Justiça Federal, em ação do Ministério Público Federal. A alegação foi de que o licenciamento das obras deveria contar com estudos de impacto ambiental. O estudo de conformidade ambiental, a ser contratado pelo governo do Estado, atende a decisão da Justiça, após tratativas entre governo do Estado e MPF, com participação das prefeituras.

A cobrança do MPF pelo licenciamento ampliado era em relação a todas as obras do programa da Costa do Encanto, uma série de pavimentação de vias litorâneas na região de Joinville. Quando saiu a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a maioria das obras estava pronta, com apenas a estrada entre São Francisco do Sul e Itapoá em andamento. O estudo ambiental a ser contratado vai contemplar as obras já realizadas, o segmento paralisado e futuros asfaltamentos projetados, como a ligação entre as praias Grande e do Ervino, em São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade