A nova empreiteira contratada para concluir a pavimentação da Estrada Rio do Morro, entre Joinville e Araquari, deve entregar a obra em meados do ano que vem, provavelmente no início do segundo semestre. Dessa forma, a inauguração será feita nove anos depois da primeira licitação, cuja empresa só teve autorização para iniciar os trabalhos em 2013 e acabou desistindo em 2016.
Continua depois da publicidade
Ensino
O futuro do ensino integral e do ensino inovador na rede estadual de Joinville e demais cidades do Estado vai depender da manutenção de programas federais e da transição no governo do Estado. Ainda em novembro, deverá ser definida a programação para 2019 para o integral e o inovador. No caso do ensino integral, a modalidade é oferecida em duas escolas da cidade desde o ano passado. Em 2017, havia previsão de uma terceira, mas a procura pelas matrículas foi pequena.
Estatuto
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina começou nesta semana a analisar projeto enviado pelo Executivo para atualização Estatuto da Microempresa. O principal objetivo, conforme a justificativa, é sintonizar o atual estatuto com mudanças em leis federais.
Continua depois da publicidade
A luta de sempre
Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina e a Acij estão tentando encontro com o governador eleito Carlos Moisés para tratar do futuro das corporações. O convênio anual de R$ 5 milhões se encerra em dezembro, com repasse da última parcela. O objetivo é conquistar repasse de R$ 6 milhões para o custeio de 51 corporações voluntárias durante o próximo ano. O tema envolvendo os voluntários é referente às vistorias das condições de segurança das edificações e das medidas de prevenção a incêndios.
Tarefa das vistorias
Em Santa Catarina, somente em Joinville e Jaraguá do Sul a tarefa fica com os bombeiros voluntários, em serviço feito sem cobrança aos contribuintes. As prefeituras não querem alterar essa situação porque há cobrança de taxas pelos bombeiros militares. Carlos Moisés disse apoiar os voluntários, citando a possibilidade de que essas corporações recebem a maior parte dos recursos das receitas dos militares com as vistorias. Proposta semelhante apresentada no início do ano foi rejeitada pela Prefeitura de Joinville por implicaria fim da gratuidade nas vistorias.
