A prefeitura de Joinville está voltando a solicitar aval da Câmara de Vereadores para contratar empréstimo de R$ 100 milhões para a implantação de binário na zona Sul da cidade. Os vereadores já haviam aprovado proposta para a obra em dezembro, em projeto transformado em lei, mas houve necessidade de nova redação, como garantias para a instituição fonte dos recursos (Caixa), por exemplo. A proposta foi selecionada pelo Novo PAC, na modalidade Mobilidade Urbana – Grandes e Médias Cidades. O contrato deve ser assinado neste ano. Por enquanto, não houve divulgação de quando as obras serão licitadas.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A proposta do binário é de rua Monsenhor Gercino fazer o sentido Centro-bairro, em mão única, me segmento de 4,2 km entre as ruas Santa Catarina e Elpídio Lemos (entorno do terminal de ônibus do Itaum). A Florianópolis faz o sentido contrário, entre as ruas Agulhas Negras e General Rondon, perto do cruzamento com a avenida Procópio Gomes.

Para duas ruas estão previstos corredores exclusivos de ônibus. Quase metade dos recursos do binário será usada no recapeamento das pistas e a instalação de concreto em pontos de parada dos ônibus. O projeto prevê ainda instalação de passeio compartilhado com pedestres na Monsenhor Gercino e de ciclofaixa na Florianópolis.

Continua depois da publicidade