Poucos minutos antes do início da reunião do MDB/SC na manhã de ontem, Eduardo Pinho Moreira antecipou a Mauro Mariani sua decisão sobre a eleição, abrindo mão da candidatura e deixando aberto o caminho para o deputado concorrer. De certa forma, Mariani sonhava com essa oportunidade há mais de dez anos, desde quando foi convencido por Luiz Henrique da Silveira a transferir o título eleitoral para Joinville, uma forma de tentar “voos mais altos”. Pelo jeito, agora só falta confirmar o nome na convenção. Na eleição de 2014, ele colocou seu nome à disposição, mas o MDB preferiu apoiar a reeleição de Raimundo Colombo. Mariani admite que a decisão do governador pegou todos de surpresa.

Continua depois da publicidade

“Ele alegou incompatibilidade entre as agendas de governador e de candidato”, relata o deputado, citando a gravidade das finanças do Estado. “A situação está muito difícil”, diz. A busca de alianças é a prioridade do emedebista a partir de agora. “Legitimado (como único pré-candidato), posso avançar nas conversas com os demais partidos, respeitando o tempo de cada um, com paciência”, afirma. Mariani estuda a possibilidade de se licenciar na Câmara dos Deputados.

 

O improvável consenso

A decisão de Eduardo Pinho Moreira surpreendeu porque o próprio governador não descartava seu nome e, até então, não atendia aos apelos de Mauro para definição logo do nome, com ou sem prévias. O enfrentamento entre os dois, seja em consulta agora aos delegados ou na convenção do início de agosto, era dado como certo.  Mas o improvável consenso prevaleceu.

Continua depois da publicidade

 

Fake?

Teve gente no governo Udo achando que a notícia de Eduardo Pinho Moreira ter aberto mão da disputa pelo governo do Estado em favor de Mauro Mariani seria “fake news”, tamanha a surpresa. Seja como for, agora o prefeito está pronto para se manifestar sobre a eleição: Udo dizia que não precisava se manifestar porque o MDB chegaria a um consenso e ele apoiaria o nome escolhido. Udo não citava nomes, mas sua preferência era por Eduardo Pinho Moreira, com quem tem mais afinidade política. Agora, é a vez de se entender com o deputado.

 

Leia outras publicações de Saavedra