A proposta do “ciclotrem” continua nos planos da prefeitura de Joinville, inclusive com planejamento de divisão da implantação em etapas, ainda que não tenha data prevista para início das obras. No projeto funcional do novo binário da zona Sul, entre as ruas Monsenhor Gercino e Florianópolis, o plano de instalação de ciclovia na faixa de domínio da linha de trem é citada como alternativa de transporte ativo.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
O projeto do ciclotrem foi licenciado em fevereiro do ano passado. O eixo cicloviário tem 15 km de extensão, com objetivo de criar “importante eixo de conexão Leste-Oeste”. O trecho está dividido em quatro etapas. A primeira delas fica entre a Estação da Memória (antiga estação ferroviária) e a rua Francisco Alves (Nova Brasília). Há possibilidade de conexões de vias para ciclistas com a Monsenhor Gercino.
A proposta do binário foi selecionada pelo PAC Seleções, na modalidade de Mobilidade Grandes e Médias Cidades, e terá financiamento de R$ 95,3 milhões. Não há previsão de quando as obras – há chances de lançamento do edital em 2026. A proposta é de a rua Monsenhor Gercino fazer o sentido Centro-bairros e a Florianópolis fica em mão única no sentido inverso.







