A intenção se confirmou e o novo projeto da duplicação da BR-280 vai contemplar a ponte sobre o canal do Linguado, em São Francisco do Sul. No projeto anterior, não foi incluída nenhuma proposta para o canal porque a possibilidade de reabertura estava em discussão judicial, naquele momento. A situação vai mudar no projeto, cujo edital de contratação foi divulgado nesta quarta-feira. A sugestão de ponte sobre trecho de 100 metros foi apresentada pelo Ministério Público Federal, com base em estudo técnico da Univali. O projeto terá de 19 meses para ficar pronto. Depois, será a vez de contratação das obras. A duplicação da BR-280 está em obras nos lotes entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Imagens do canal do Linguado
A extensão da ponte será definida no projeto. A estrutura terá vão de oito metros para permitir a passagem de embarcações com até 50 pés. A ponte terá de levar em conta as pistas duplicadas da BR-280 e a ferrovia em operação, para transporte de cargas para o porto (a travessia da linha de trem poderá ser por meio de outra ponte).
A estrutura terá de cobrir trecho de 100 metros do aterro Sul do canal do Linguado – que tem 400 metros de extensão. O segmento de 100 metros foi considerado a opção mais adequada para a reabertura do canal fechado em 1935. O canal voltaria a contar com circulação de águas e seria permitida a navegação (a solução inclui o desassoreamento, com remoção de 530 mil metros cúbicos de sedimentos.
No entanto, a eventual construção de ponte, a ser contratada após a conclusão do projeto, não significa a reabertura automática do canal: a remoção do aterro vai precisar de licenciamento ambiental específico. Na prática, a ponte deixaria o canal preparado para futura reabertura.
Continua depois da publicidade















