O uso de supercapacitores permite o recarregamento ultrarrápido do Bonde Urbano Digital (BUD), com operação iniciada na semana passada na região metropolitana de Curitiba. O dispositivo permite carga total em 12 minutos, com autonomia de 40 km – o veículo está sendo utilizado na rota entre Piraquara e Pinhais, com 10 km de extensão.
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Confira imagens do BUD
O bonde elétrico, com pneus, se desloca por meio de “trilho virtual”, delimitado por marcadores magnéticos, com imãs, e sensores no asfalto. O governo do Paraná descreveu o bonde como combinação entre veículo leve sobre trilhos (VLT) e BRT, de uso pelos ônibus.
O veículo tem capacidade para até 280 passageiros (o maior ônibus urbano em operação na região de Curitiba leva 250 pessoas). O BUD conta com tecnologia para deslocamento na modalidade autônoma, mas as viagens contam com motoristas. O veículo tem 30 metros de comprimento, com ar-condicionado e velocidade de 70 km/h.
A recarga pode ser feita por meio pantográficos aéreos instalados nos terminais. Os supercapacitores também são usados para armazenamento de energia, mas com características diferentes em relação às baterias. Os supercacitores armazenam e liberam energia com maior rapidez, para demandas de utilização rápida de mais potência. Mas a capacidade de armazenamento é menor.
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