As rampas de acesso à Ponte de Joinville têm inclinação e extensão diferentes por causa da disponibilidade de área. Próximas de canal do rio Cachoeira, as rampas do bairro Boa Vista são mais curtas e mais elevadas. Na cabeceira do lado do Adhemar Garcia, a extensão é maior, com aclive menos acentuado. Os motoristas vão notar a diferença quando trafegaram nos locais. A construção da ponte de 980 metros entre as zonas Sul e Leste iniciou em maio do ano passado, com 24 meses para a conclusão – o prazo deve ser prorrogado até janeiro de 2027.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

As rampas de acesso do lado do Boa Vista, nas ruas São Borja e São Leopoldo, têm 30 metros de extensão. A concretagem foi realizada em agosto na São Borja. Logo será a vez da São Leopoldo. Nesta quinta-feira, a prefeitura informou ter iniciado a concretagem das rampas de transição no Adhemar Garcia, na avenida Alwino Hansen.

Nesse caso, como a área de construção é mais distante do rio Cachoeira, a extensão da rampa é de 120 metros, com menor inclinação em relação às do lado do Boa Vista. A rampa foi dividida em quatro vãos, cada um com 30 metros. As obras também estão em andamento com a construção das vigas e as fundações, com estaqueamento. O custo da ponte é de R$ 328 milhões.