O conserto de 2 mil lâmpadas é o desafio inicial da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública em Joinville. A prefeitura assina a ordem de serviço nesta quarta-feira, com início dos trabalhos de manutenção na segunda-feira. Após a redução do déficit, passam a valer os prazos para substituição das lâmpadas. O contrato da iluminação terá 22 anos, com pagamento inicial de R$ 1,5 milhão por mês –  uma parte do pagamento será variável, conforme o desempenho.

Continua depois da publicidade

As lâmpadas queimadas são equivalentes a 3,25% do parque de iluminação pública de Joinville, com quase 62 mil pontos. O setor liderou em queixas recebidas pela Ouvidoria nos últimos dois anos – somente no ano passado, foram 7,7 mil pedidos de troca de lâmpadas. Pela PPP, o prazo para manutenção emergencial será de seis horas. São os casos com riscos, como queda de postes, luminárias com risco de queda, incêndios etc.

Em caso de chamados via telegestão (sistema de monitoramento online) e em áreas importantes (hospitais, postos de saúde, escolas e outros que venham a ser definidos no plano de operação), o prazo para atendimento será de 24 horas. Nas demais ruas e na iluminação especial (áreas de lazer, praças, entre outros) e na iluminação de destaque (locais históricos, monumentos etc), será de até 48 horas para que seja efetuada a manutenção.