A praia em alargamento em Itapoá terá a primeira obra após o início da ampliação da faixa de areia. A Secretaria de Patrimônio da União autorizou nesta semana a cessão de área para a prefeitura, para instalação de rampa de acesso para embarcações. O espaço na praia Pontal do Norte será destinado para barcos de até 40 toneladas utilizados na pesca artesanal. A obra ainda terá de ser contratada.
Continua depois da publicidade
Confira imagens do alargamento
A rampa para embarcações de pesca ficará perto do Farol da Marinha, equipamento de auxílio à navegação e também ponto turístico em Itapoá. O alargamento começou naquele ponto, com depósito da areia trazida do aprofundamento do canal de acesso da baía da Babitonga. A praia Pontal do Norte vai receber a maior parte dos 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos que serão usados na recomposição costeira da cidade.
Além do Pontal do Norte, as praias Princesa do Mar e Figueira do Pontal também serão alargadas, em trabalho que deverá ser concluído no início do segundo semestre de 2026 – há possibilidade de antecipação dos prazos. As obras em andamento em Itapoá são o maior alargamento de praias do País. O investimento na dragagem e recomposição costeira é de R$ 333 milhões, incluindo a fiscalização.




















