A prefeitura de Joinville ingressou com ação judicial nesta semana na busca de desapropriação do prédio do antigo Cine Palácio, onde o município pretende construir teatro. A via judicial foi o caminho tomado porque não houve acordo com a empresa proprietária do imóvel. A ação está em tramitação na 2ª Vara da Fazenda Pública, sem decisão.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O governo Adriano Silva anunciou no final de 2024 a intenção de construir o teatro municipal, após meses de avaliações preliminares. Em fevereiro passado, após sinalização do governo do Estado em participar do projeto, a prefeitura detalhou mais a proposta. A sugestão em avaliação é de restauração da fachada, com construção de edificação para o teatro. A prefeitura está contratando empréstimo de R$ 200 milhões com governo federal para uso de fatia na construção do teatro.

O plano é de teatro com 1,2 mil lugares, com 250 vagas para estacionamento – que poderá ser oferecido em outros locais, no entorno. A estimativa de custo é de R$ 80 milhões, montante a ser dividido entre prefeitura e Estado. No entanto, somente após a conclusão do projeto executivo, a ser contratado, haverá definição do valor do investimento. Na visita a Joinville nesta semana, o governador Jorginho Mello reafirmou o interesse de participação do Estado na iniciativa.

HISTÓRICO

O prédio na rua Quinze de Novembro foi sede do primeiro teatro de Joinville, o Nicodemus, inaugurado em 1917. O espaço virou cinema na década de 1940. O antigo Cine Palácio foi tombado pelo patrimônio histórico municipal em 2003. Há decisão judicial em ação do Ministério Público de Santa Catarina de determinação a restauração do imóvel pelos proprietários. A sentença está em fase de execução. O prédio está sem uso desde 2023, quando foi desocupado por igreja que alugava o espaço desde os anos 90.

Continua depois da publicidade