Udo Döhler considera necessária a ampliação da tarifa de esgoto de Joinville, medida em estudo pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) e Águas de Joinville. A proposta é elevar a tarifa para 100% da conta d’água – hoje são 80%. No dia 14 haverá audiência pública sobre o tema.
Continua depois da publicidade
Se a proposta for aprovada, a alteração vale a partir de janeiro de 2019. Para o prefeito, a majoração permitirá acelerar os investimentos na expansão na rede de esgoto, hoje com cobertura de 34%. “Boa parte das cidades do País já cobra 100%. No passado, já sabíamos que teria de subir, mas como a rede ainda era pequena, foi adiado”, alega Udo.
Para o prefeito, também houve um descuido na ampliação da rede, pois nem todos os ramais foram ligados aos troncais de envio para tratamento. “Assim, o investimento foi feito e não houve a cobrança do esgoto”, lamenta o prefeito, garantindo que houve correção na situação.
Em relação à tarifa de água, a proposta agora é de aplicar a inflação pelos próximos três anos. A sugestão inicial seria de aumentar 9% agora, mas foi reduzida para a inflação por causa do momento de crise. Mas, para Udo, o índice terá de ser recuperado mais adiante.
Continua depois da publicidade
Nova data
O Observatório Social do Brasil – Joinville enviou na terça um ofício ao prefeito Udo Döhler e à Aris questionando a data da audiência pública para apresentação da revisão tarifária da Águas de Joinville, incluindo a mudança na tarifa de esgoto. A ONG quer uma nova data, sugerindo o dia 21, com a alegação de que o dia escolhido, 14, é véspera de feriado, o que poderá atrair poucas pessoas. O Observatório também está questionando a ampliação da tarifa.
Contra
Rodrigo Coelho está propondo moção contra a ampliação da tarifa do esgoto de 80% para 100% da conta d’água, proposta em análise pela Aris (agência de regulação) e Águas de Joinville. O vereador Coelho lembra que a companhia é lucrativa. A moção deve ser aprovada.
Na Câmara
As alterações nas tarifas de água e esgoto não são submetidas à Câmara dos Vereadores em Joinville. Mas a comissão de Urbanismo está chamando a Águas e a agência para falarem sobre a tarifa de esgoto.
