A prefeitura de Joinville quer a proibição do uso de dispositivos eletrônicos para fumar em escolas públicas e privadas e no transporte coletivo. O projeto enviado à Câmara de Joinville na semana passada propõe também campanhas de prevenção sobre o tema. Na justificativa da proposta, a prefeitura lembra da resolução da Anvisa de proibição de comercialização, importação e propaganda dos dispositivos. A futura lei, se o projeto for aprovado pelos vereadores, será para reforçar a restrição em ambientes escolares e ônibus, conforme a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Os dispositivos eletrônicos são descritos no projeto como “cigarro eletrônico, vape, pod, e-cig, tabaco aquecido, etc. ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco”. O projeto inclui os dispositivos eletrônicos na lei de proibição do fumo em escolas públicas e privadas de educação básica -onde já não é permitido o uso, com o projeto de lei deixando as regras mais específicas. As ações de prevenção citadas na proposta da prefeitura de Joinville podem ser informações aos pais, crianças e adolescentes sobre os “malefícios” dos dispositivos, campanhas educativas, combate ao uso em escolas, entre outros procedimentos.

O projeto também altera lei municipal de 1998, de proibição do fumo dentro dos ônibus, estendendo a restrição aos dispositivos eletrônicos para fumar. Há ainda proposta para que as empresas operadoras promovam campanhas educativas e de divulgação da proibição de uso dos dispositivos nos ônibus ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco. O projeto da prefeitura será distribuído às comissões e não há, neste momento, como estimar, quando será votado pelos vereadores.

Novo espaço pet em Joinville, em obras, terá acesso conforme porte dos cães

Continua depois da publicidade

Mulheres têm liderança em ocupação de novos empregos em Joinville em 2025

Joinville tem lista de cinco expansões urbanas no aguardo de regulamentação

Superciclovia de 38 km vai entrar em novo projeto de duplicação de rodovia federal em SC

Joinville terá audiência pública sobre bicicletas e patinetes elétricos; prefeitura prepara decreto