O novo projeto da duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul vai incluir uma ciclovia de 38 km de extensão. A via para ciclistas está prevista no componente indígena do Plano Básico Ambiental das obras, com compensações pelos impactos das obras nas comunidades indígenas no entorno. A compra de áreas e construção de moradias fazem parte do plano, entre outras demandas. O novo projeto deve ser contratado até o final do ano.

Continua depois da publicidade

As obras de duplicação do lote de 36 km entre Araquari e São Francisco do Sul estão paradas desde o final de 2022. O plano inicial era de revisão, mas o projeto foi considerado defasado e o DNIT optou por nova contratação. As obras devem ser retomadas, em um primeiro momento, somente nos locais onde foram iniciadas. No restante do segmento, a volta da duplicação vai depender do novo projeto, ainda a ser licitado.

Obras no lote 1 estão paradas desde 2022

A ciclovia foi prevista como forma de conectar as comunidades indígenas e também permitir deslocamentos urbanos – a rodovia tem segmentos em trechos urbanos de São Francisco do Sul e Araquari. A via para ciclistas se estende por toda a extensão do lote 1 e dois quilômetros do lote 2.1, ligando São Francisco do Sul até ao acesso da Terra Indígena Piraí.

A ciclovia é vista também como rota para praticantes de cicloturismo. Há mobilização em Joinville e região para a via ganhar conexão com mais cidades. O novo projeto deve incluir uma ponte no canal do Linguado e eventuais mudanças no traçado da estrada.

Joinville terá audiência pública sobre bicicletas e patinetes elétricos; prefeitura prepara decreto

Continua depois da publicidade

Após um ano de obras, quando deve ficar pronta ponte de mais de R$ 300 milhões em SC

Dragagem em rio em Joinville chega a 500 mil metros cúbicos e tem plantio de 22 mil mudas

Maior cidade de SC abre nova “fronteira” para investimentos industriais e logísticos

SC tem edital para nova área de escape, com 455 metros e perto de ponte

Como é a nova embarcação da PM Ambiental de Joinville

Qual o custo estimado para nova ponte para bairro às margens da baía da Babitonga, em SC