Na resposta ao Ministério Público de Santa Catarina sobre questionamentos envolvendo postagem do mês passado do prefeito Adriano Silva, a prefeitura de Joinville alega que não há necessidade de licenciamento ambiental para a limpeza e manutenção emergencial de “pequenos trechos” de rios em áreas urbanas. No final do mês passado, a 21ª Promotoria de Justiça de Joinville solicitou informações sobre as autorizações ambientais para limpeza de cursos d’água onde houve remoção de vegetação e retificação com pedras. A solicitação foi feita após vídeo sobre a limpeza de rios postado pelo prefeito de Joinville em redes sociais.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

As informações foram passadas ao MP pela Secretaria de Meio Ambiente, pasta do município que recebeu o ofício da promotoria. Na resposta, a secretaria cita resolução que não inclui a limpeza das margens e o desassoreamento (exceto se for feita por draga) entre as atividades com necessidade de licenciamento ambiental. Também são feitas referências à lei federal e ao Código Estadual do Meio Ambiente, com considerações semelhantes.

A secretaria fez ainda um histórico recente dos impactos das chuvas na cidade. Conforme o relato enviado ao MP, a manutenção da rede de drenagem foi intensificada após o evento do ano passado, quando Joinville chegou a decretar estado de emergência. Já no mês passado, houve danos e prejuízos por causa das chuvas, mas sem desabrigados ou mesmo necessidade de decreto de emergência. O resultado seria consequência das ações preventivas de limpeza dos cursos d’água, conforme a secretaria.

Pré-candidatos a prefeito do Novo terão encontro com Adriano em Joinville

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

FOTOS: Quando vai ficar pronto novo elevado de Joinville

Joinville tenta, de novo, aval para empréstimo de R$ 250 milhões

Concessão do Centreventos em Joinville tem proposta classificada

Na retomada dos cruzeiros, cidade de SC tem datas estimadas para três escalas

Publicação de biografia inédita de Dona Francisca pode ter apoio em Joinville

Cidade de SC tem sugestão para implantação de teleférico

Destaques do NSC Total