A prefeitura de Joinville pretende realizar novo concurso público no segundo semestre de 2025. A possibilidade foi divulgada em audiência pública sobre a reforma administrativa, realizada na noite de sexta-feira na Câmara de Vereadores. Pelo menos mais duas audiências sobre o tema serão realizadas. Com 19 projetos, a reforma tem impacto de R$ 89 milhões anuais, com aumento de cargos comissionados, funções gratificadas, gratificações, reenquadramento de níveis salariais de efetivos, revisão de carreiras, possibilidade de ampliação da jornada, entre outras mudanças. A criação dos cargos comissionados, o déficit na contratação de efetivos e a falta de valorização de categorias estiveram entre as críticas à reforma, feitas pelos servidores presentes.

Continua depois da publicidade

O número de vagas do próximo concurso ainda não foi definido, mas o certame será, principalmente, para cargos não contemplados no concurso realizado no ano passado. “Vamos aumentar o quadro de efetivos”, afirmou o secretário Ricardo Mafra, titular das secretarias de Administração e Planejamento e de Gestão de Pessoas. No primeiro mandato de Adriano Silva, houve ainda concursos específicos para saúde e educação, além de convocação de aprovados em concurso anterior para a Guarda Municipal. Também foram realizados processos seletivos para temporários.

No conjunto de concursos, foram chamados 2,7 mil efetivos no primeiro mandato. No atual quadro, são 10,6 mil servidores de carreira e 2,1 mil temporários. Os dados foram apresentados para indicar que houve queda na proporção de temporários em relação aos efetivos no quadro geral de funcionários da prefeitura.

Ponte de quase mil metros em obras em SC busca “reforço” de US$ 30 milhões

Qual o custo do túnel duplo em obras em duplicação em SC

Continua depois da publicidade

Quando deve ficar pronta etapa de parque em local de antigo porto de Joinville

Porto de SC tem aval para implantar terceira faixa no acesso de caminhões

Plano de SC para nova rodovia litorânea de 145 km mantém largada com recursos próprios

Edital da etapa final de duplicação em Joinville atrai interessados

Como é o lado de dentro de moinho centenário de SC; interior também será restaurado