O governo do Estado mantém o plano de iniciar a construção da Via Mar com recursos próprios, como antecipação da futura concessão. “Vamos começar no ano que vem e o Estado vai começar”, disse o governador Jorginho Mello, em entrevista à revista Exame, nesta semana. A nova rodovia tem traçado de 145 km entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Os projetos executivos e os estudos ambientais do segmento de 90,5 km entre Joinville e Itajaí estão em andamento e devem ser concluídos em 2026.

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Via Mar será paralela à BR-101

O planejamento é de que governo do Estado pague o início das obras e seja ressarcido posteriormente pelo futuro concessionário da rodovia. Os projetos executivos estão divididos em quatro lotes, com as obras começando pelo segmento que tiver o primeiro projeto pronto. O investimento é estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. A antecipação do Estado pode chegar a R$ 500 milhões.

A Via Mar tem sido apresentada a investidores nacionais e internacionais. O modelo da concessão será de PPP, com cobrança de pedágio. O corredor litorâneo Norte, uma via para desafogar a BR-101, terá seis faixas, com três em cada sentido. A estrada será paralela à rodovia federal. A velocidade máxima será de 120 km/h.

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