Uma das maiores obras em infraestrutura previstas para o País, a construção do túnel entre Santos e Guarujá, teve custo estimado ampliado, e, ainda assim, não alcança a projeção mais conservadora para a implantação da Via Mar, a nova litorânea em fase de projetos em Santa Catarina. Republicado nesta semana pelo governo de São Paulo, o edital para o túnel teve valor elevado de R$ 6 bilhões para R$ 6,8 bilhões. Para a Via Mar, a projeção mais conservadora indica custo de R$ 7,3 bilhões, incluindo desapropriações. Mas há estudos que apontam para até R$ 9,2 bilhões.

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Túnel em SP poderá ter obras em 2026

O edital do túnel Santos-Guarujá foi revisado para ajustes técnicos e operacionais, como forma de reforçar a atratividade do empreendimento para a concessão ao setor privado, conforme o governo de SP. As mudanças foram adotadas após roadshow internacional na Europa, com a presença de operadores de infraestrutura. Houve revisão de custos considerados relevantes, como concreto, dragagem e paredes diagrama (estruturas de concreto em fundações).

O empreendimento tem 1,5 km de extensão, com 870 metros sob o canal do estuário. Será o primeiro túnel submerso do País – a iniciativa inspirou o projeto do túnel entre Navegantes e Itajaí, em fase de preparação da modelagem de concessão. A estrutura terá seis faixas de tráfego (três em cada sentido, sendo uma para VLT) e via para ciclistas e pedestre. A concessão será por 30 anos.

A rodovia litorânea em Santa Catarina tem plano de ligação entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, com 145 km. Os projetos executivos e ambientais de quatro dos cinco lotes estão em andamento e serão concluídos em 2026. O governo do Estado pretende iniciar as obras até o final do ano que vem. A fonte de recursos ainda não foi definida, mas há encaminhamento para formação de PPP.

O que está sendo feito do lado de fora de túnel duplo de mais de mil metros em obras em SC

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