O custo para a construção da ponte entre Salvador e a ilha de Itaparica está estimado em R$ 10,4 bilhões. Na semana passada, o governo da Bahia e a concessionária assinaram novo contrato, após intermediação do Tribunal de Contas do Estado, em processo administrativo de solução consensual. Com o novo acordo, a expectativa é de início dos trabalhos em até 12 meses. A estrutura com 12,4 km é dez vezes maior do que a extensão da ponte de Guaratuba (1.244 metros) e de Joinville (980 metros) – as duas construções foram iniciadas no ano passado e serão concluídas em 2026.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do projeto da ponte

As próximas etapas após a assinatura do contrato serão a elaboração do projeto executivo e montagem dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz, na ilha de Itaparica. Em abril, foi concluída a sondagem das fundações da ponte, com coleta de material a mais de 200 metros de profundidade. Além da ponte, o contrato prevê novo sistema rodoviário nos acessos.

A ponte no litoral baiano será a maior da América Latina sobre lâmina d’água da água. A construção será feita por meio de PPP do governo da Bahia com consórcio formado por dois grupos da China. O contrato assinado no final de 2020 prevê concessão de 35 anos para construção e operação. As obras terão participação dos governo federal e estadual.

Sondagem na região prevista para ponte foi concluída em abril

Continua depois da publicidade

Robôs vão percorrer 40 km de redes subterrâneas em Joinville

O que falta para nova etapa de duplicação em Joinville, com rotatória

Cidade que mais cresce em SC terá novo avanço no ICMS

Plano para parque ao longo de rio em Joinville terá nova etapa

Quais os resultados do Censo 2022 em religiões em Joinville

Governo de SC mantém estimativa de quando começa construção de nova rodovia litorânea

Quanto custaria a passagem de ônibus em Joinville se não tivesse o subsídio