A prévia do ICMS para o ano que vem mostra novo avanço de Itapoá, a cidade com o maior crescimento proporcional de Santa Catarina nos últimos anos. O município litorâneo tem índice provisório de 0,482 para 2026 – fatia que a prefeitura terá direito no montante do imposto estadual que retorna para as cidades. O atual é índice é de 0,471.
Continua depois da publicidade
Se o índice se confirmar, Itapoá ganha mais duas posições e ficará em 38º lugar no ranking do retorno do ICMS no Estado. Entre 2010 e 2024, Itapoá teve crescimento de 134% da população, se aproximando do patamar de 35 mil moradores. Nenhuma outra cidade teve tamanho avanço proporcional nesse intervalo.
Os índices provisórios divulgados pela Secretaria de Estado Fazenda mantiveram Itajaí na liderança, com Joinville em segundo lugar. Os índices definitivos serão divulgados em dezembro, com a atualização do ICMS Educação, o conjunto de indicadores educacionais que responde por uma fatia de 12% do tributo. No caso de Itapoá, é mais um ano de avanço na receita com o ICMS.
Em 2010, a cidade litorânea tinha índice de 0,089, em 214º lugar entre os então 293 municípios catarinenses. Após 14 anos, Itapoá ocupa a 40ª posição entre as 295 cidades do Estado. Nesse período, entrou em operação o Porto Itapoá, terminal privado. Além dos investimentos portuários e logísticos, houve também, expansão da construção civil, também motivada pelo turismo. Novo porto está em fase de licenciamento, a ser construído pela Coamo Agroindustrial Cooperativa.
Continua depois da publicidade
Plano para parque ao longo de rio em Joinville terá nova etapa
Quais os resultados do Censo 2022 em religiões em Joinville
Governo de SC mantém estimativa de quando começa construção de nova rodovia litorânea
Quanto custaria a passagem de ônibus em Joinville se não tivesse o subsídio
Antiga estação ao lado de rio é demolida em Joinville
Por que SC quer assumir ferrovias, seja por cessão ou doação
Cidade na liderança no ICMS em SC manterá posição em 2026, aponta prévia