Duas décadas após entrar em operação, com funcionamento por quase dois anos, a construção usada na primeira estação de tratamento do rio Cachoeira começou a ser demolida pela prefeitura de Joinville. A edificação ao lado do rio, na avenida Beira-rio com a rua Maceió, era a casa das máquinas, além de depósito de produtos usados no tratamento pelo método de flotação, conhecido como Flotflux.
Continua depois da publicidade
O vereador Alisson Julio (Novo), autor da solicitação da demolição, já que não havia mais planos de reutilização do espaço, informou que a providência só foi tomada após a prefeitura conseguir resolver pendência judicial, no final do ano passado. O município está analisando o que será feito na área. A prioridade agora é a remoção de entulhos.
Demolição começou nesta semana
O sistema de despoluição do rio Cachoeira contaria com cinco estações, mas apenas uma foi construída. A unidade entrou em operação em abril de 2005 e teve suspensão no final de 2006, após ações judiciais que contestaram o licenciamento por órgão estadual – a cobrança foi de licença pelo Ibama. Em 2007, a estação parou definitivamente. No ano seguinte, parte da estrutura sobre o rio foi retirada, em processo que teve outras etapas de remoção nos anos seguintes.
Por que SC quer assumir ferrovias, seja por cessão ou doação
Continua depois da publicidade
Cidade na liderança no ICMS em SC manterá posição em 2026, aponta prévia
Proposta de nova fachada para ginásio em Joinville será mantida
Lado a lado: SC avalia combo de nova rodovia litorânea com futura ferrovia entre portos
Qual o custo do transporte coletivo para operar em Joinville
Construção de contorno de R$ 1 bilhão em SC, com túnel duplo, chega perto de 75% de execução