A possibilidade de conexão entre os projetos da nova rodovia litorânea e da ferrovia entre Araquari e Navegantes está em avaliação de viabilidade pelo governo do Estado. A análise é para saber se as vias podem ser construídas lado a lado, ainda que as futuras concessões podem ser feitas de forma separada. Já houve reuniões com técnicos participantes da elaboração dos projetos para estudar se é possível a junção dos traçados no segmento coincidente dos dois empreendimentos. A grande vantagem seria a economia em desapropriações, conforme o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. “Estamos fazendo a discussão técnica”, diz.
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Ferrovia cruza área urbana de Joinville
O traçado pretendido da ferrovia entre Araquari e Navegantes é litorâneo, assim como a Via Mar. O ramal ferroviário, com 62 km de extensão, será uma forma de conectar os complexos portuários de São Francisco do Sul e Navegantes/Itajaí. O projeto executivo foi contratado pelo governo do Estado no final de 2022. O custo da ferrovia é estimado em US$ 300 milhões. O governo do Estado pretende conceder à iniciativa privada a construção e operação da ferrovia.
Os projetos executivos da Via Mar foram iniciados no ano passado e devem ser concluídos em 2026. Dos 145 km pretendidos, entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, estão em elaboração os estudos de engenharia dos quatro lotes entre Joinville e Itajaí – o quinto lote ainda será licitado. Os estudos ambientais também foram contratados.
O custo de construção da Via Mar, com seis faixas (três em cada sentido), é estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. O governo do Estado também pretende atrair investidores privados para a construção e operação da nova rodovia, planejada para desafogar a BR-101. O segmento de “coincidência” entre a Via Mar e a ferrovia fica dentro dos 90,5 km em fase de projetos da rodovia.
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