O Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina (IAB-SC) está com posição pública contrária à proposta de reforma do ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville. O temor da entidade é de “possível descaracterização arquitetônica”, conforme nota técnica divulgada nesta terça. A manifestação se junta à mobilização iniciada em Joinville pelo grupo “Amigos do Ginásio Ivan Rodrigues”, com divulgação nas redes sociais de petição com questionamentos ao projeto arquitetônico e pedido de abertura de discussão com a população.

Continua depois da publicidade

Qual a proposta da reforma

O ginásio Ivan Rodrigues está sem uso para competições esportivas desde 2011, após sucessivas interdições. O equipamento foi devolvido pela prefeitura ao governo do Estado em 2017 – o município estava com a gestão do espaço estadual desde 2005. No final de 2022, o governo do Estado contratou o projeto da reforma. O trabalho teve momento de suspensão em 2023 até que o governo estadual decidisse pela restauração ou demolição com construção de novo ginásio. A decisão foi pela reforma.

Neste momento, o projeto está na fase final, em condução pela Fesporte. Após a conclusão, será a vez de contratação das obras da reforma, estimada em R$ 14,5 milhões. A controvérsia começou após a divulgação de imagens do projeto da reforma. Em carta de repúdio, o grupo “Amigos do Ginásio Ivan Rodrigues” se manifestou favorável à reforma do espaço, em estado de abandono.

Imagens do ginásio

Continua depois da publicidade

“No entanto, posicionamo-nos contrariamente ao projeto específico em discussão. A proposta apresentada revela um distanciamento preocupante da identidade arquitetônica e cultural de Joinville”, apontou a manifestação. A solicitação foi de revisão da proposta. “Acreditamos que Joinville merece um projeto à altura de sua história, cultura e de sua comunidade”.

Na nota técnica, o IAB-SC também recomenda ao governo do Estado a revisão do projeto. A nota técnica do instituto qualifica o ginásio como “edificação representativa da arquitetura moderna” no Estado, com o entendimento de que a proposta compromete essa condição: pelas imagens divulgadas do projeto, há mudanças “substanciais que comprometem elementos originais da arquitetura do ginásio”. “É plenamente possível adaptar o edifício às demandas e necessidades contemporâneas sem apagar sua identidade e significados históricos”.

Aplicativo permite conferir se trem de cargas está passando em cidade portuária

Pontes, parque e habitação: o que Joinville busca com pedidos de quase R$ 1 bilhão em empréstimos

Adriano Silva vai acompanhar Jorginho Mello na viagem à Ásia

Construção da Ponte de Guaratuba alcança 60%; quando a obra deverá ficar pronta

Prefeitura de Joinville envia projeto à Câmara sobre cigarros eletrônicos

Novo espaço pet em Joinville, em obras, terá acesso conforme porte dos cães

Mulheres têm liderança em ocupação de novos empregos em Joinville em 2025